Procure Edições Antigas

sábado, 19 de março de 2011

Agora, Perdoem-me...

"Quando tudo está perdido
sempre existe um caminho
Quando tudo está perdido
Sempre existe uma luz...
Mas não me diga isso!"

(A Via Lactea - Legião Urbana)


Eu nem devia escrever aqui agora. Não estava nos meus planos. Mas deu vontade, sabe? Enfim... Estou sentindo a maior falta da blogosfera, mas infelizmente não poderei estar aqui com a mesma frequencia de antes... Pelo menos por agora.

Estou numa fase meio tosca, como diria o Gui, to numa vibe errada... É mais complicado do que eu posso explicar, não sei lidar com isso. Mas eu tenho certeza que isso tudo vai passar... Amanhã, ou semana que vem... O que eu sei é que uma hora passa, e por isso ainda não cometi nenhuma loucura, nem meto os pés pelas mãos... Como se já não bastasse, ainda estou no período mais cansativo e esmagador da faculdade, logo, nem pensar em tempo livre (já está difíciu até de administrar a tempo para estudos).

Não pensem que eu esqueci de vocês... Eu to aqui, as vezes leio, mas comentar tá muito brabo... Espero que até semana que vem eu possa voltar a comentar em vocês... XD

Mas enfim, gente... Era só isso mesmo... Perdoem-me a ausencia, perdoem-me até esse post tosco...

"Quando tudo está perdido
Sempre existe uma luz
Quando tudo está perdido
Sempre existe um caminho
Quando tudo está perdido
Eu me sinto tão sozinho
Quando tudo está perdido
Não quero mais ser quem eu sou.

Mas não me diga isso
Não me dê atenção
E obrigado por pensar em mim...
"





Um abraço... Até o próximo

sábado, 12 de março de 2011

Perdoai-os... Eles não Sabem o que Fazem!

"E há tempos nem os Santos têm ao certo a medida da maldade" (Há Tempos - Legião Urbana)

Desde de o ultimo post que eu fiz abordando religião, mais especificamente as religiões cristãs, eu pensei em fazer um próximo post sobre o assunto com pH = 2 (bem ácido). O post de hoje, no entanto, deve estar ajustado a pH = 5 (ácido, mas não tanto). O motivo disso é simples, se não for óbvio: a medida que o tempo passa, e entramos em contato com pessoas e coisas novas, nossa impressão geral sobre certo assunto relacionado a essas pessoas e coisas muda (não necessariamente para melhor, claro), a não ser que você seja um ignorante. E sim, mudanças de opinião são sempre muito bem-vindas...

Não sei se todos aqui sabem, mas eu sou Ateu. Só que, ao contrário do que muitos possam pensar, essa minha posição em relação a Deus nada tem a ver com minha orientação sexual, ou mesmo com a minha admiração pelos ideais de Marx e Engels. Talvez tenha sido a minha criação pouco religiosa, mas o fato é que eu nunca consegui admitir o conceito de "Deus" segundo a visão do cristianismo, ou qualquer outra religão com a qual eu tenha tido contato até agora.

No entanto, o fato de eu não acreditar em Deus não significa que eu tenha perdido o contato com os ideais do cristianismo. Eu cheguei a frequentar a catequese, por um ano, quando era criança. Já fui em missas, cultos batistas, entre outras reuniões de cunho religioso. Eu fui criado em uma familia que, apesar de não ser apegada a religião, traz a essência da ideologia cristã nas atitudes e na forma de pensar, afinal de contas, comemoramos feriados cristãos, realizamos batizados, casamentos... Já é algo muito profundo e presente na nossa cultura.

Analisar a ideologia cristã de fora é algo natural e muito mais imparcial para uma pessoa que não tem compromisso com a fé. E sim, eu acabei me tornado um admirador do cristianismo enquanto ideologia, o que me fez ser ainda mais crítico com as religiões que supostamente se baseiam nesses prceitos. É só você refletir um pouco para ver que, em detrimento da própria ideologia, os ditos cristãos (sejam católicos, espíritas ou protestantes) não hesitam em utilizar trechos da Biblia, por exemplo, para justificar seus próprios preconceitos. Só que, fazer isso de maneira tão raza acaba os levando a cair em contradição. Em outras palavras, eles chegam a negar o ensinamento mais importante da ideologia cristã - o amor ao próximo - simplesmente porque não querem ou não fazem o mínimo esforço para abrir a cabeça.



Não vou ser hipócrita de negar que isso me deixou com uma certa implicância pelas religiões, e principamente pela forma como elas tratavam a ideologia cristã. Mas, diferente da minha opção de não me submeter a nenhuma divindade, esta atitude defensiva surge justamente das minhas ideologias politicas e mais ainda da minha orientação sexual. Como é possivel a ideologia do amor negar o próprio amor? Torna-lo ser uma coisa errada, simplesmente porque não estamos acostumados com certas formas de amor? Como pode um "cristão" se sentir no direito de julgar meus atos, sendo que o próprio ato de julgar já é condenado pela ideologia cristã? Não interessa se está escrito na Bíblia com tanta clareza (até hoje eu nunca li algo objetivo na Bíblia, mas relevemos), eu não posso simplesmente desafiar a lógica e tentar tolerar religiões ou crenças que me apontam como uma coisa errada, sendo que eu tenho plena consciência de que não sou (e posso encontrar argumentos que sustentam isso baseados nos próprios discursos de pastores e padres).

Até semana passada ou reatrazada, eu não havia conhecido nenhum cristão (católico ou protestante) que apresentasse uma visão coerente de sua religião, ou de como o próprio a praticaria... Até que eu tive uma conversa com o Sérgio... O Sérgio é amigo de faculdade da minha irmã. Já haviamos nos falado antes, mas recentemente temos nos aproximado um pouco mais, em razão da própria blogosfera. Eu já sabia que Sérgio era protestante, mas nunca cheguei a conversar com ele sobre como ele lidava com sua própria sexualidade. Ter essa conversa com ele me surpreendeu.

Diferente do que um cara preconceituoso como eu muitas pessoas possam pensar, Sérgio é um cara muito bem resolvido sobre sua sexualidade. Ele é bissexual, e não esconde isso. Se for preciso, ele argumenta com sua mãe, com sua avó, com o pastor de sua igreja, que se for para ele amar um homem, e vai amá-lo, e que não será errado por isso. Errado é ser hipócrita, é negar o amor. E não é por pensar assim que ele vai se afastar da igreja, pelo contrário... Sérgio é membro ativo da igreja, daqueles que participa de todos os eventos possíveis, e que gosta e acredita naquilo que faz. Não nega suas origens. E isso é muito bonito de se ver, não só por ele tratar o assunto de maneira muito mais coerente, mas por ele realizar o papel que sua igreja deveria realizar: difundir a ideologia do amor da maneira mais efetiva possível, sem cair nas contradição ou adotar atitudes hipócritas. Só por isso, Sérgio já é um revolucionário. Garanto que muitas pessoas estariam mais felizes se em cada igreja protestante ou catolica existisse um cara como o Sérgio...

Quanto a mim, depois dessa, vou tentando eliminar meus preconceitos. Antes eu confesso que era muito intolerante com pessoas extremamente religiosas. Hoje eu vejo que isso só me torna tão ignorante quanto os próprios hipócritas que ainda existem nas Igrejas Católicas e Protestantes. Fico feliz de poder me tornar uma pessoa melhor por me dar conta disso, e fico feliz que pessoas como o Sérgio possam ajudar a tornar pessoas antes cegas pelo preconceito em pessoas melhores.

"Existem muitos formatos
Que só tem verniz e não tem invenção
E tudo aquilo contra o que sempre lutam
É exatamente tudo aquilo que eles são"

(Marcianos Invadem a Terra - Legião Urbana)


Há Tempos - Legião Urbana (Versão Acústica)


Então, é isso, minha gente... Espero ansioso pelos comentários, principalmente pelas alfinetadas... hahaha

Um beijo, sem preconceito.... Até o próximo post!

sexta-feira, 11 de março de 2011

Meme Literário

Ahh, eu adoro Selos e Memes... É uma boa chance de conhecer um pouco mais dos blogueiros que me visitam, além de poder mostrar um pouco mais de mim também. Eu sempre gostei de Literatura também, então achei esse meme que o Ro Fers passou pra mim mais que perfeito (não, não é um tempo verbal, haha). Então, galerinha... Vamos lá!!!


Eis aqui as regras do meme:

1 - O livro que eu leria muitas e muitas vezes sem me cansar

Ahh, essa é fácil de responder. Sabe quando você sente que aquela leitura casa direitinho com o seu estilo? Foi exatamente a sensação que tive quando li "Hamlet", de W. Shakespeare. Sério, é um livro antigo, mas tão atual... Sem dúvida um dos melhores que já li, nunca me cansaria de ler esse livro. Eu li a tradução do Millôr Fernandes, mas um dia eu ainda pego o Original para ler em inglês antigo (daqui há muito tempo, é claro... hahaha)

2 - O livro que eu escolheria para ler o resto de minha vida

Esse acho que foi o Livro que mais demorei a ler na minha vida. O Livro era grande, mas não foi por isso que demorei tanto. Eu entrei na história de tal maneira que não quis mais sair, sabe? Eu adiei o fim, até o máximo possível. Esse livro foi "Harry Potter e o Enigma do Príncipe", de J.K. Rolling. A Série, de um modo geral, marcou a minha adolescencia, a minha vida mesmo de um modo geral, sem exageros. Mas esse, sem dúvida, foi o livro mais envolvente da série... Vale a pena conferir! xD

3 - O livro que eu indico para as pessoas lerem

"Le Petit Prince" (O Pequeno Príncipe), de A. Saint-Exupéry. Se você já leu esse livro na infância, ótimo, leia de novo agora. Se você não leu ainda, leia agora e depois leia de novo daqui há uns 10 anos. Se você leu em Português, procure ler em Francês (eu sou chique e li em francês, oi?... hahahaha)... Eu fiquei chocado como um livro de literatura infantil pode ser tão complexo. Saint-Exupéry conseguiu captar o universo infantil de tal maneira que, dependendo da sua experiencia de vida, o livro assume diferentes significados. Muito bom, fortemente indicado...

4 - Os 10 blogs que indico a responder este Meme (informação cultural)

Vou confessar que essa parte do meme é a mais cansativa. Da ultima vez que eu recebi um selo (aliás, recebi do próprio Ro também) eu prometi para mim mesmo que aquele seria o ultimo selo para o qual eu indicaria pessoas. Não pretendia deixar de postar selos ou memes, mas sim quebrar a corrente. No entanto, quando o meme ou selo é assim tão legal, agente fica motivado a indicar pessoas, e confesso que algumas pessoas realmente me deixam curioso nesse sentido... Então, lá vão as indicações:

1 - Antonio de Castro (Lost Cause)
2 - Sérgio Beneditt (Um pouco + d Mim)
6 - Wans (Bewilde)
7 - Melo (afternonsense)
9 - Daniel Bragra (~ Daniel Braga ~)
10 - Thife (The Big Mac Theory)

5 - O Blog que me indicou:

O Blog do Caríssimo Ro Fers é o Desabafo...


Enfim galera... É isso aew!!! Espero que tenham gostado!!! xD

Um abraço a todos vocês... Até o próximo!!!